Itabuna recebe produtos de agricultores familiares do Ribeirão Seco‏

Brasiliano foi um dos agricultores beneficiados
Ascom/Pedro Augusto

Na manhã desta segunda-feira a agricultora familiar Nazadi Cardoso dos Santos se reuniu com outros produtores rurais da região do Ribeirão Seco para assistir a pesagem e entrega de produtos à Prefeitura de Itabuna pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A garantia da compra de parte da produção pelo tem mudado a vida de quem planta no campo, como é o caso dos agricultores familiares integrantes de 13 associações rurais do município.

Dona Nazadi não continha sua alegria ao arrumar bananas, couve e aipim em caixas para a pesagem que estava sendo coordenada por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “É possível conhecer os benefícios que o PAA tem feito na vida de quem tira da terra o seu sustento”, disse dona Nazadi, expressando sua felicidade em participar do programa realizado pelo Governo federal.

Já dona Maria de Lourdes Santos, outro exemplo de superação e fé na produção agrícola, também se dizia feliz.  “Comecei a plantação do zero, sem nenhum tipo de incentivo. Ao redor de casa comecei com uma pequena plantação do que a terra aceitava. Colocava os produtos em uma caixa e saía de bicicleta para vender na feira. Foi um tempo muito difícil”, afirmou. Com a persistência de quem acredita no que faz, dona Maria de Lourdes não desistiu. “Agora, a situação mudou. A gente recebe assistência técnica da Prefeitura e ainda vende parte do que produz para o PAA. Está uma maravilha”, comemora.    

Com o apoio do PAA, a vida da agricultora familiar começou a mudar o que elevou sua autoestima. “Agora dá para programar minhas finanças a partir do que entrego para o PAA. Além de ganhar o meu dinheiro, fico feliz em saber que tudo que planto com amor é entregue às instituições que precisam de ajuda. Dessa forma, sinto mais amor pelo meu trabalho e pela minha horta”, expressou emociona dona Maria de Lourdes.  

Para o agricultor familiar Braziliano Santana dos Santos, há 42 anos atuando em sua propriedade no Ribeirão Seco, a ação coordenada pela Prefeitura de Itabuna fortalece a produção e incentiva o trabalho realizado na zona rural. “Teve época que a gente não conseguia comercializar tantos produtos na feira livre. Agora, o ano todo tenho renda certa para investir na produção”, disse o produtor rural. Além do Ribeirão Seco, agricultores familiares do Serrado, Roça do Povo, Mutuns e Morumbi também vão entregar produtos pelo PAA.

O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo federal tem se constituído numa importante ação social para as famílias que vivem no campo. Além disso, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de emprego e renda e ainda promove o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção entregue gratuitamente às instituições assistenciais e filantrópicas da cidade, como creches, asilos, albergues, etc.